O mercado consumidor brasileiro está em constante evolução: o boom de consumo vivenciado nos últimos anos pela classe C é uma das provas dessas mudanças. O aumento no poder de compra e na facilidade de crédito em conjunto com mudanças em padrões socioeconômicos demonstram que nossa economia – apesar das crises – é dinâmica e aberta a novos comportamentos.
Um cenário assim dá, em teoria, todas as condições para que negócios prosperem. Existe mão de obra disponível e um mercado pronto para receber novidades. Qual então pode ser a razão para tantas falhas entre jovens empresas brasileiras?
Uma das razões para essa dificuldade pode ser a saturação de mercado para um determinado tipo de produto. Em diversas empresas jovens existe a busca por atender demandas populares e frequentemente muito específicas: você deve se lembrar de quando restaurantes japoneses se tornaram a febre do momento e abriam a cada esquina – para então serem substituídos por lojas de frozen yogurt, que se metamorfosearam depois em lojas de pizza por pedaço, hamburguerias gourmet e, agora, paleterias mexicanas. Esse comportamento dos empreendedores vai muito além do mercado alimentício e reflete o medo de muitos empreendedores: inovar.
Ao se optar por um caminho já muito trilhado por outros, a empreitada de abrir um novo negócio se torna relativamente mais fácil: riscos e falhas tendem a ser menores, pois já há um modelo de negócios estabelecido. Entretanto, a recompensa é proporcionalmente menor também e a sobrevida desses empreendimentos tende a ser pequena. O mercado fica saturado de produtos e serviços com a mesma cara, sem diferenciação para o público-alvo.
O desafio para se manter atuante e relevante no mercado, portanto, está em entregar ao consumidor um produto ou serviço novo, verdadeiramente diferenciado, que fuja do usual e do lugar-comum.
Mas como identificar as melhores oportunidades e características de um mercado, de forma segura e que crie um bom ambiente para investimento?
A pesquisa de mercado é essencial para explorar novas chances de sucesso e traçar perfis de consumo.
Por meio de uma pesquisa de potencial de mercado, por exemplo, é possível estimar público, concorrência e compartilhamento de volume de negócios. Dessa maneira, empreendedores conseguem informações valiosas que servem para planejar a entrada em um mercado, como o tamanho da demanda do público, o cenário da concorrência e a dimensão do nicho que um negócio poderá ocupar.
Mas, além disso, um dos ingredientes principais para o sucesso de um negócio é o sucesso de público. Saber como os consumidores irão reagir a um novo conceito é fundamental. Um estudo de viabilidade de negócios ajuda nesse momento, testando a compreensão de novas idéias e mapeando as características essenciais para o sucesso do negócio.
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